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Objetivo Geral

Desde o ano de 2000, a Fundação ZERI Brasil busca construir alternativas para a utilização das Fábulas de Gunter no contexto do sistema público de Educação Formal conforme a legislação e, mais recentemente, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

A grande experiência de utilização das Fábulas num sistema de ensino público ocorreu entre 2000 e 2004 na cidade de Curitiba dentro do programa de Alfabetização Ecológica promovido em parceria entre a Fundação ZERI, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Paraná.

No período entre 2013 e 2016 fez-se uma parceria com o IESDE, Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, de Curitiba e que continuou com SAE Digital, também de Curitiba, onde as Fábulas foram distribuídas para uso em mais de 100 escolas privadas como material paradidático.


Visão

Desenvolver um projeto de implantação das Fábulas de Gunter numa região em parceria com município e/ou conjunto de escolas públicas ou privadas.


Missão

Consolidar o conhecimento sobre as Fábulas de Gunter para sistemas e processos educacionais com ênfase no BNCC e ensino Fundamental.


Justificativa

O ensino de Ciências no Ensino Fundamental exige a integração entre os conteúdos formais com atividades a serem desenvolvidas e apoiadas com considerações e ações sobre a realidade concreta definidas pelas necessidades humanas por água, alimentos, moradia, saúde, energia, trabalho e educação ética. As Fábulas de Gunter foram criadas neste objetivo, já estão validadas como instrumentos relevantes ao processo pedagógico, em diversos aspectos e crescem em sua utilização em todo o mundo com a liderança da China em seu uso extensivo. Em razão do número de Fábulas, previstas em 365 no ano de 2023, é possível selecionar as mais adequadas a uma região ou tema de escolha pedagógica. Por fim, é um excelente recurso no uso em Família para discutir temas relevantes da economia e suas relações com a ecologia e o mundo onde as crianças desenvolvem suas capacidades de entendimento e convivência consigo mesmo e com os demais, num processo de educação socioemocional. 



Resultados esperados no processo

  • Criação de uma proposta de utilização das Fábulas por um Sistema de Ensino regular, para consolidação das Fábulas como instrumento pedagógico nos processos formais de ensino.

  • Criação de um programa de divulgação das Fábulas e preparação de atividades para seu uso no ambiente familiar.


Planejamento preliminar
Atividade 1 – 2025
Atividade de Base/Mandatória

  • Definir uma região de implantação para estabelecer a utilização das Fábulas no sistema formal de ensino.

  • Reunião com os responsáveis pelo Sistema de Ensino Municipal e com as coordenações dos cursos de Licenciatura e das áreas da Ciências Básicas que atuam na região de escolha para a apresentação das Fábulas e constituição de um corpo de coordenação.

  • Estabelecer formas e encaminhamentos necessários à avaliação de oportunidades de apresentação das Fábulas a partir da concepção de eventos, seminários, cursos de apresentação e capacitação para entendimento e utilização das Fábulas de Gunter.


Atividade 2 – 2025 - Atividade de Estruturação/Esperada

Projeto para escolha das Fábulas a serem utilizadas para elaboração do Projeto Pedagógico das Fábulas no Ensino Fundamental da região escolhida.


Atividade 3 – 2025 - Atividade de Divulgação/Atrativa

Estabelecer um plano de atividades orientadas com a utilização das Fábulas para apoiar a educação familiar, de forma orientada e sequencial, com uso das mídias tradicionais, desde artigos em jornais e revistas, programas de rádio e TV e nas redes sociais, ilustrações, vídeos, bem como kits de experimentos.


Consolidar o conhecimento sobre as Fábulas de Gunter para sistemas e processos educacionais no EF.

Fábulas de Gunter no ensino fundamental do Brasil

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